Bush afirma à emissora dinamarquesa que Kyoto quebraria a economia dos EUA
2005-07-01
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ontem (30/6), em uma entrevista a uma emissora de TV da Dinamarca, que a adesão ao Protocolo de Kyoto sobre mudança climática teria quebrado a economia dos Estados Unidos, e caracterizou a dependência do país em relação ao pertóleo do Golfo Pérsico como um problema de segurança nacional.
–Eu não cairia em boa fé se tivesse assinado o Protocolo de Kyoto, disse Bush ao Danish Broadcasting Corp., assinalando que o tratado não inclui outras nações como a Índia e a China, que são consideradas grandes poluidoras. Na visão de Bush, os limites mandatórios do tratado de Kyoto também não assegurariam que as questões climáticas estão sendo encaminhadas, a não ser que países como a China fizessem cortes em emissões. Ele também disse que mais estudos são necessários para determinar se os fatores humanos são primeiramente as culpados pelo aumento das temperaturas.
A entrevista foi gravada na noite de quarta-feira (29/6) a partir da Casa Branca. Bush vai visitar a Dinamarca na semana que vem, antes de ir a um encontro do G-8 na Escócia. (ABC News, 1º/7)