Unesco declara como reserva da biosfera seis enclaves espanhóis
2005-07-01
O Conselho Internacional de Coordenação do programa sobre o homem e a biosfera (MAB) da Unesco decidiu a incorporação, à rede mundial, de mais 21 espaços de 17 países. Entre eles, incluem-se projetos nas Ilhas Canárias, em León, Madri e na Galícia. Com essas adesões, são 482 os enclaves incluídos neste catálogo internacional.
Trata-se, em parte, das reservas do Alto de Bernesga, dos Valles de Omaña e Luna e dos Argüellos, três novos elementos de uma reserva mais ampla que incluirá em seu conjunto a Grande Cantábrica, cadeia montanhosa pouco povoada ao Norte da Espanha. Mesmo assim, foi aprovada a incorporação, à rede mundial da reserva da biosfera, a área de Allariz, na Galícia; a da Grande Canária, que cobre cerca de 40% da ilha; e a da Sierra del Rincón, perto de Madri.
Essas reservas espanholas formam parte dos 22 novos lugares situados em 17 países que a Mesa do Conselho Internacional de Coordenação do MAB decidiu incluir na rede, em sua reunião em Paris, nesta semana. O organismo decidiu estender uma reserva existente na Polônia, com o que a rede agora conta com 482 lugares em 102 países. (El Mundo, 1º/7)