Ecomóvel levará educação ambiental para 40 mil crianças por mês
2005-07-01
Um dos projetos da ONG Alto Astral, do Rio de Janeiro, carreta educativa batizada de ECOMÓVEL percorrerá escolas e locais de grande concentração de pessoas com o intuito de conscientizar sobre prevenção de doenças causadas por insetos e pragas urbanas.
A ONG Alto Astral - voltada para a educação ambiental e conscientização sobre doenças e prejuízos causados por insetos e pragas urbanas – lançou ontem 30 de junho o Projeto ECOMÓVEL. O ECOMÓVEL consiste em uma carreta-laboratório equipada com alta tecnologia de informática, que levará a cerca de 40 mil crianças por mês, nas regiões do Grande Rio e da Grande São Paulo, informações sobre o mundo de vetores e pragas urbanas responsáveis por mais de 400 doenças, principalmente nas regiões mais carentes.
Um completo centro de exposição foi montado no baú da carreta, de 12,5 metros de comprimento. Estudantes e visitantes em geral poderão ver de perto as principais pragas e aprenderão como se prevenir dos males causados por elas. O ECOMÓVEL funcionará todos os dias da semana, sendo que, aos sábados e domingos, ficará em locais de grande concentração de público como praças, parques e estações de metrô.
Informações sobre pragas e vetores, como baratas, ratos, moscas, mosquitos, ácaros, cupins, formigas, escorpiões, pulgas, piolhos, besouros, barbeiros, carrapatos, lacraias, vespas, entre outros, serão passadas para os visitantes por meio de painéis didáticos, insetários, laqueário, exposição de animais vivos e mortos, além de explicações dadas por estagiários de biologia e comunicação.
Os visitantes, principalmente os estudantes, receberão, após a visitação ao ECOMÓVEL, uma revista educativa que abordará aspectos preventivos de doenças, contaminações em geral, ecossistema, saneamento básico, saúde ambiental e bem-estar. No portal da ONG (www.altoastral.org.br), também será disponibilizado um banco de dados sobre entomologia, ecossistema, saúde ambiental e qualidade de vida.
Estima-se que 50% das contaminações alimentares sejam causadas por pragas. Contaminações de alimentos e da água, comuns em áreas sem saneamento básico, matam milhões de pessoas todos os anos no Brasil. Cálculos apontam que metade das contaminações hospitalares também seja provocada por pragas e roedores. As pragas também acarretam grandes prejuízos para a lavoura nacional e até para setores em crescimento como o turismo. (Assessoria da LP17 Comunicação, 30/06)