Carta de Porto Alegre pede regulamentação da 2ª fase do Proinfa
2005-07-01
A 1ª Conferência e Exposição Internacional de Energias Renováveis (Ceier 2005) encerrou ontem (30/6), no Centro de Eventos da PUCRS, com a aprovação da Carta de Porto Alegre. O documento, que será enviado ao Ministério de Minas e Energia, tem como principal reivindicação a regulamentação imediata da segunda fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa), da Eletrobrás, previsto na Lei Federal 10.438.
— A consistência do planejamento a médio e longo prazo para a expansão das fontes renováveis na matriz energética nacional é fundamental para a definição e o desenvolvimento da indústria ligada às fontes renováveis no Brasil-, justificam, no documento, os participantes do evento. A Carta de Porto Alegre ainda pede atenção para as características próprias de cada tipo de fonte renovável exposta na conferência (eólica, biomassa, solar e pequenas centrais hidrelétricas) e cobra um programa de desenvolvimento de tecnologia nacional para atender o crescimento deste setor no País.
Com promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, do Consulado Geral da Alemanha e da PUCRS, o evento reuniu, durante quatro dias, os maiores especialistas do mundo em energias renováveis e as empresas mais atuantes do setor estivera para promover o uso destas fontes no País. — O objetivo geral do encontro foi contribuir para o esforço de diversificar a matriz energética nacional, hoje baseada quase que totalmente na energia hídrica-, explica Jussara Mattuella, coordenadora do evento. Conforme ela, cerca de 500 pessoas participaram do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informações realizadas no Centro de Eventos da PUCRS.
A solenidade de encerramento do evento contou com a presença de Rainer Hinrichs-Rahlwes, o segundo nome do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, de Hans Dietrich Bernhard, Cônsul Geral da Alemanha no RS, Professora Maria Emília Baltar Bernaziuk, Diretora da Faculdade de Física da PUCRS, Professora Gerti Weber Brun, Vice-diretora da Faculdade de Engenharia da PUCRS, e da engenheira Jussara Mattuella, Coordenadora da Conferência e Exposição Internacional de Energias Renováveis. (Com informações da Secretaria Estadual de Minas e Energia)