Livro traz desafios da pesquisa ambiental no Brasil e no mundo
2005-07-04
A Educação Ambiental ainda é um campo novo e o debate sobre a pesquisa nesta área revela certas fragilidades. A obra Educação Ambiental - Pesquisa e Desafios, lançada pela Artmed Editora e organizada pelas brasileiras Michèle Sato e Isabel Carvalho, é uma tentativa de fortalecer o campo investigativo por meio de autores renomados e cujas publicações não são tão acessíveis no Brasil.
Além disso, o texto revela o potencial brasileiro e suas conquistas. Sato acredita que a colaboração de diversos autores do Brasil, México, Canadá, Espanha e França estimula o progresso da área. - A ultrapassagem das fronteiras, revelada neste livro, é de grande importância a todos aqueles que aceitam a educação ambiental como contribuição ímpar a sustentabilidade planetária - afirma.
A obra retrata a diversidade das pesquisas na área e mostra que a educação ambiental necessita de diálogos com várias campos do conhecimento, inclusive com os saberes populares. - A pesquisa é um dos caminhos que levam às transformações necessárias para a inclusão social e a justiça ambiental - explica Sato.
- Certamente uma única disciplina não dará conta da complexidade da questão ambiental ou sócio-ambiental, como preferem alguns autores - salienta Marcos Sorrentino, um dos colaboradores da obra. Destinado a pesquisadores e estudantes de pós-graduação, o título traz ainda temas como as correntes em educação ambiental, das mais tradicionais às mais recentes; a formação do profissional e do educador ambiental; relação com a natureza; a produção do conhecimento em educação ambiental e o conceito de holismo em ética ambiental
Sobre as autoras
Michèle Sato é licenciada em Biologia. Mestre em Filosofia e doutora em ciências pela Universidade Federal de São Carlos em 1997. Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Mato Gorsso (UFMT) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou 33 artigos em periódicos especializados e 164 trabalhos em anais de eventos. Possui 52 capítulos de livros e 17 livros publicados, além de 1 software e outros 167 itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Entre 1994 e 2004 participou de 8 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 5 destes. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 3 destes. Atua na área de Educação e Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental. Em suas atividades profissionais interagiu com 131 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Isabel Cristina Moura Carvalho é Psicóloga e doutora em Educação. Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canos, RS. Trama Comunicação - Tel: (11) 5539-1509 – (ECO Press, 01/07)