Petrobras planeja iniciar no início de 2006 obras de parque eólico no RS
2005-07-04
A Petrobras pretende iniciar no início do próximo ano a construção do parque eólico do Rio Grande (RS), de 4,5 MW. O empreendimento demandará R$ 15 milhões em investimentos e deve ser concluído em até cinco meses após o início das obras. É a segunda incursão da estatal no segmento de geração eólica, iniciada com a construção do complexo do Guamaré (RN), de 1,8 MW.
Segundo o coordenador do Programa Tecnológico de Energias Renováveis da Petrobras, Norberto Noschang Neto, a estatal, que já possui a licença ambiental do projeto, está preparando o memorial descritivo da licitação, cujo início está previsto para meados deste segundo semestre.
A construção do parque eólico, destacou, será feita com recursos próprios. O executivo contou ainda que a usina, que não está enquadrada no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, estava na mira da empresa há um certo tempo. A estatal, segundo ele, vem analisando áreas no Nordeste e no Sul. No entanto, Noschang revelou que a estatal está negociando possíveis associações com outros empreendedores contemplados pelo Proinfa.
Com relação ao parque eólico de Rio Grande, que se localiza em uma área da Marinha, está prevista a instalação de três aerogeradores de 1,5 MW. O potencial da área para a instalação de novos parques eólicos é grande, segundo Noschang, que participou esta semana da 1ª Conferência e Exposição Internacional de Energias Renováveis, promovida pela secretaria de Minas, Energia e Comunicações do Rio Grande do Sul e a Pontifícia Universidade Católica do RS.
A empresa não descarta realizar outros investimentos em energia eólica, mas futuras iniciativas dependem da elaboração de novos estudos que permitam à empresa escolher melhor a área, em função das condições ambientais encontradas, ressaltou. (Canal Energia, 01/07)