Protesto perante a base dos submarinos nucleares Trident
2005-07-04
Cerca de 500 pessoas protestam, nesta Segunda-feira (4/7), na base naval de Faslane (Escócia), que abriga os submarinos nucleares Trident. O protesto é pelo dinheiro que os países do Grupo dos Oito (G8) gastam em armamento.
A manifestação, que começou às 6h (3h de Brasília), foi organizada pela Campanha contra o Desarmamento Nuclear (CND, sigla em inglês), e conta com o apoio da Campanha contra o Comércio de Armas e a Coalizão Stop the War.
Entre os presentes estavam dois membros do Parlamento escocês: Caroline Lucas, do Partido Verde, e Tommy Sheridan, dos Socialistas da Escócia.
–Queremos ter êxito em manter a base fechada durante o dia e acho que vamos conseguir. Ao participar de uma demonstração pacífica asseguramos que a questão das armas nucleares esteja na agenda do G8 desta semana, afirmou Lucas. –Se os líderes são sérios quanto à erradicação da pobreza, então não podem ignorar o assunto do armamento nuclear, disse o parlamentar.
Um porta-voz da marcha, Joss Garman, disse que, enquanto os líderes do G8 falam em colocar fim à pobreza, –nós mostraremos como a criam através da guerra e o comércio de armas. Não se pode colocar fim à pobreza a menos que também se ponha fim à guerra.
O G8 é integrado pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. (Agência EFE, 4/7)