Gigantes do petróleo transformam em verdes suas estações de energia
2005-07-04
Planos para um novo tipo revolucionário de estação de energia, que produz eletricidade suficiente para 250 mil casas mas emite apenas um décimo do carbono de uma estação convencional que libera combustível fóssil tiveram um importante encaminhamento na semana passada. As empresas de petróleo BP, Shell e ConocoPhilips, juntamente com a empresa de geração de energia Scottish & Southern Energy, anunciou que vão começar a elaborar um design das estações que produzem combustível descarbonizado por sua conversão de
Gás natural em hidrogênio e dióxido de carbono.
O gás hidrogênio será utilizado para abastecer estações de combustível, enquanto o dióxido de carbono será bombeado de volta para o Mar do Norte, para ser armazenado ou para permitir a produção de petróleo a partir de campos já existentes. As companhias informam que uma estação de 350 megawatts, com custo de construção de cerca de 300 milhões de libras, poderia estar em operação em 2009. Elas explicam que isto depende da introdução, pelo governo, de uma estrutura de política pública adequada que encoraje a captura e o armazenamento de carbono.
Lord Browne, o chefe executivo da BP, disse que apenas 5% ca capacidade de geração de eletricidade do mundo estará baseada nessa nova tecnologia daqui até 2050, de modo que as emissões de dióxido de carbono poderiam ser reduzidas em 1 milhão de toneladas por dia. Somente o Reino Unido tem alvo de redução das emissões de gases estufa de 60% até esse ano. (The Independent, 3/7)