Empresa portuguesa quer saber destino dos efluentes suinícolas das explorações
2005-06-30
O presidente da Recilis, a empresa responsável pelo saneamento das suiniculturas de Leiria, em Portugal, anunciou no início da semana que vai pedir esclarecimentos sobre o destino dos efluentes aos empresários sem autorização para despejos controlados. Hoje foi registada mais uma descarga na ribeira dos Milagres. David Neves, que é também presidente da Associação de Suinicultores de Leiria (ASL), mostrou-se indignado com a ocorrência de mais uma descarga, verificada esta manhã, na ribeira dos Milagres, criticando alguns agentes que prejudicam todo o trabalho do setor.
O dirigente visitou a ribeira dos Milagres e encontrou vários locais onde a água corre limpa e outros onde se verificaram despejos de efluentes, uma prova que alguns andam a dar mau nome aos suinicultores e prejudicam todo o trabalho sério que tem sido desenvolvido pela associação e pela Recilis.
A região de Leiria tem cerca de 400 mil suínos, que produzem dejetos equivalentes aos gerados por 1,2 milhão de pessoas. (Ecosfera, 29/6)