Encontradas novas espécies de sapo no Sri Lanka
2005-06-30
Biólogos de Sri Lanka encontraram dezenas de novas espécies de sapos na última década em florestas tropicais do Sri Lanka, mas muitas espécies conhecidas estão extintas ou desaparecendo por causa da ação humana sobre o ambiente local. Os pequisadores, financiados pelo Fundo de Herança da Vida Selvagem, um órgão privado, encontraram 35 novas espécies de sapos, o que aumentou o número de espécies conhecidas desse animal em ilhas do Oceano Índico em um terço – mas também detectaram a extinção de 19 espécies.
–Eles foram amplamente extintos por causa da perda de seu habitat. A terra agora foi convertida para outros usos, como plantações de chá e reservas para extração de material para borracha, disse o biólogo Rohan Pethiyagoda, cuja equipe publicou a descoberta no Raffles Bulletin of Zoology, periódico científico especializado.
–Sabemos que 11 espécies estão sob perigo. Elas estão provavelmente por desaparecer nos próximos anos, a menos que sejam tomadas medidas de conservação urgentes, disse Pethiyagoda. Um dos fatores agravantes para o desaparecimento de espécies é o tsunami.
O governo do Sri Lanka baniu a reconstrução de áreas urbanas em uma faixa costeira ao longo da ilha após o desastre ocorrido em dezembro do ano passado, quando morreram cerca de 40 mil pessoas. A medida visa a reconstituir o santuário ecológico existente na região. (CNN, 29/6)