Milhares de aves morrem em reservas na China
2005-06-30
Um surto de gripe de aves na província chinesa de Qinghai, a Oeste, poderá se espalhar para outras províncias e provavelmente para outros países, levado pelos pássaros migradores afetados, informaram duas equipes da Organização das Nações Unidas (ONU) em Pequim. Cinco mil aves em uma ilha de uma reserva natural de Qinghai morreram devido à doença, segundo autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Alimentar e Agrícola (FAO) da ONU que visitaram a área.
Os funcionários do setor da saúde dispõem de dois a três meses antes que a migração comece em agosto, para determinar se as aves são ou não portadoras capazes de infectar outras espécies em outras regiões. A OMS preocupa-se que o H5N1, surto virótico que matou aves migratórias em Qinghai, possa sofrer uma mutação, tornando-se transmissível para os humanos, e incita a China para segregar outras espécies na área.
O braço da ONU com sede em Genebra também quer que a China divulgue a sequência genética para o vírus que matou as aves na província, a fim de determinar se é ou não diferente ou mais agressivo para as pessoas que os surtos detectados em outras partes da região. (GM, 29/06)