Crime ambiental devasta área de quase 30 hectares
2005-06-30
Coqueiro Baixo (RS) - A secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Agência Florestal de Lajeado, autuou um proprietário rural pela devastação de aproximadamente 27 hectares de vegetação nativa secundária em estágio avançado de regeneração. O crime ambiental ocorreu em duas propriedades do mesmo dono, no município de Coqueiro Baixo, a cerca de 60 quilômetros de Lajeado.
Foram derrubadas com uma patrola, sem autorização do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, espécies como gerivás, canelas e camboatás situadas em topo e encosta de morro e também ao longo de cursos dágua. Esses locais são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), protegidos por legislação.
O infrator recebeu multa total de R$ 84,6 mil reais e tem 20 dias para apresentar defesa junto à Agência Florestal de Lajeado. O processo será encaminhado ao Ministério Público de Arroio do Meio. A atuação dos agentes florestais foi acompanhada por policiais militares de Lajeado. (Sema, 29/6)