Audiências públicas debatem construção de usinas nas Missões (RS)
2005-06-29
Duas audiências públicas vão debater a construção de duas usinas hidrelétricas na região das Missões. A primeira acontece hoje (29/6), em Roque Gonzales, às 19h, no Clube 15 de Novembro, e a segunda na quinta-feira (30), também às 19h, em Cerro Largo, no Pavilhão da Expocel. O secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações,Valdir Andres, estará presente nas duas audiências, que terão a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) das usinas Passo São João, com 77 megawatts (MW) de potência instalada, e São José, com 51 MW. Na oportunidade, a população poderá se manifestar sobre as obras. Andres explica que, após cumprida esta etapa, os dois empreendimentos estarão aptos a receber a Licença Prévia de Instalação (LP) da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam).
O investimento estimado para a construção das usinas é de R$ 350 milhões, informa Andres. O secretário espera que a Aneel inclua as duas hidrelétricas no próximo leilão de produção de energia, previsto para o mês de novembro. A CEEE tem interesse em participar da licitação, junto com a Eletrobrás. Durante as obras as usinas irão gerar de 3,5 mil a 4 mil empregos - deste saldo 900 vagas serão diretas.
Para os municípios atingidos pelo lago - Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, Rolador, Mato Queimado, Cerro Largo, São Pedro do Butiá e Salvador das Missões - haverá o pagamento de royalties. Nas cidades de geração de energia - onde estiverem as turbinas - aumentará o percentual de retorno do ICMS aos municípios.
Os números das usinas
UHE Passo São João
Potência : 77 MW
Municípios Atingidos: Salvador das Missões, Rolador,
Cerro Largo e Mato Queimado.
Investimentos: R$ 210 milhões
Empregos diretos durante a construção: 500
Prazo de construção: 30 meses. (Com informações da Secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul)