Reservatório de água em SC pode estar contaminado por defensivo agrícola
2005-06-29
A aplicação de um defensivo agrícola para acabar com a vegetação próxima à estação de captação e tratamento de água em Balneário Arroio do Silva está preocupando as autoridades do município. Há receio de que o veneno chegue aos reservatórios, colocando em risco a saúde da população. O caso já foi encaminhado para a Polícia Ambiental. - Se houver contaminação, moradores de Araranguá e Balneário Arroio do Silva podem ter a saúde comprometida - destaca o vereador José Paulo Ramos Vitor (PMDB).
Durante o final de semana, soldados da Polícia Ambiental vistoriaram o local e comprovaram a aplicação do defensivo agrícola em uma área com cerca de 150 metros. Pela lei, a área de até 30 metros ao redor do córrego é de preservação ambiental e não poderia ter recebido qualquer produto. - A área é protegida por lei. Porém, já verificamos que isso não foi respeitado. Houve a aplicação do veneno e isso comprova um crime ambiental - destaca o policial Valentim Borges.
Análises
Durante a vistoria, foi coletada água do córrego para a análise. O resultado deve ser divulgado até o final desta semana. Os responsáveis pela empresa EJW, que faz a captação, tratamento e distribuição de água nos municípios de Balneário Arroio do Silva e Araranguá não foram localizados para falar sobre o assunto. A empresa pode ser multada em até R$ 50 mil. (A Notícia, 28/06)