Ex-militante do PV lança cartilha contra transgênicos
2005-06-29
Por Carlos Matsubara
José Maria Vilhena, ambientalista em tempo integral, e ex-militante do Partido Verde de Porto Alegre, lançou no último sábado (25/6) uma cartilha crítica aos transgênicos. O nome da pequena obra de 69 páginas é Transgênicos: Afinal quem decide nosso futuro? e está a venda por nove reais nas livrarias da cidade.
A cartilha traz, segundo o autor, informações e questionamentos não- científicos, sobre como os organismos geneticamente modificados foram introduzidos de cima para baixo na vida das pessoas e suas conseqüências na saúde, no meio ambiente e socioeconômicas.
Aos 50 anos de idade, Vilhena diz que cansou da politicagem da vida partidária. Deixou o PV em 2003, mas entrou no PSB apenas pela possibilidade de formar um núcleo verde na nova casa. — O programa ambiental do PV está anos –luz a frente dos outros, mas sua conduta partidária está viciada pelo sistema-, lamenta.
Vilhena rebate as críticas de parte do meio acadêmico sobre a falta de qualificação técnica dos argumentos dos ambientalistas quando se referem aos transgênicos. — Nós temos que perguntar quem são e a quem servem esses cientistas-, questiona.