Luta pelo banimento no mercúrio na Europa tem nova rodada
2005-06-29
Ministros da área ambiental da União Européia, a maior produtora mundial de mercúrio, conclamaram, na Sexta-feira (24/6) passada para que o uso da substância seja banido até 2011. A Europa quer encerrar o uso de mercúrio em termômetros e, com isto, aumentar os esforços globais para que se encerre o despejo no meio ambiente desse perigoso líquido.
O envenenamento por mercúrio pode prejudicar o sistema nervoso, o cérebro e os rins e mesmo causar a morte. Mulheres grávidas são aconselhadas a limitar a ingestão de peixe devido à poluição por mercúrio no mar.
–Esta é uma questão muito delicada para o meio ambiente e para as pessoas, disse o ministro do Meio Ambiente de Luxemburgo Lucien Lux, secretário do encontro.
A Suécia e a Dinamarca queriam o banimento das exportações de mercúrio da partir de 2008, mas não tiveram apoio suficiente, segundo oficiais da União Européia. O banimento das exportações teria grande efeito na Espanha, o único país da União Européia onde há mineração de mercúrio.
As reservas de mercúrio da união Européia correspondem a um terço da demanda global por mercúrio, que é de aproximadamente mil toneladas por ano, a maioria utilizada na indústria de cloro-álcali, que produz cloro. O setor está convertendo duas plantas em unidades livres de mercúrio. Além disto, o mercúrio é utilizado também em produtos para tratamentos dentários e em alguns cosméticos e fármacos. (Planet Ark, 27/6)