China poderá vincular emissões de carros ao pagamento de taxas
2005-06-29
O governo chinês está considerando vincular as emissões de combustíveis fósseis de carros ao pagamento de taxas que seriam bancadas pelos donos de veículos, na tentativa de melhorar a qualidade do ar nas cidades, segundo uma reportagem publicada na última segunda-feira (27/6) no jornal China Daily.
Sob o novo regime, a taxa seria aplicada a motores com capacidade superior a três litros de combustível, sendo de 15% a 20%, segundo o diretor do Departamento de Indústria do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento Feng Fei. Atualmente, de 3% a 8% da taxa percentual é paga por fabricantes, antes que os carros entrem no mercado, afirma o diretor.
–Quem compra carros com altas emissões será taxado de forma mais pesada, disse Feng ao China Daily, em uma entrevista. –Sugerimos que a taxa seja encorajadora de veículos com menores níveis de emissão, acrescentou. Conforme a instituição, os carros serão responsáveis por 43% do consumo de petróleo no país –138 milhões de toneladas – até 2010, fazendo o consumo subir para 256 milhões de toneladas, ou 57%, até 2020. (Planet Ark, 28/6)