Criada rede de informação sobre dados geográficos da UE
2005-06-29
Os ministros do Meio Ambiente da União Européia aprovaram, por unanimidade, uma diretiva cujo objetivo é criar uma rede de informação sobre os dados geográficos do território da União, que se chamará INSPIRE.
A iniciativa INSPIRE (Infra-estrutura para a Informação Espacial da União Européia) permitirá reunir, em 10 anos, a informação geográfica de toda a Europa em uma só base de dados. Atualmente, a informação sobre rios, redes de montanhas, bosques etc reúne-se de maneira não coordenada e é baseada em métodos de medição variáveis em cada país. A dificuldade de se realizarem investigações em diferentes padrões e escalas, a falta de intercâmbio de resultados entre os países e a escassa unanimidade sobre os símbolos utilizados são alguns dos problemas identificados pelos pesquisadores do INSPIRE.
Uma montanha do mesmo tamanho, por exemplo, teria 2,30 metros a menos em um mapa feito em Luxemburgo do que num feito na Alemanha devido aos diferentes métodos de medição, segundo a equipe do INSPIRE.
A nova base de dados ajudará a eliminar as diferenças desse tipo existentes nos mapas feitos por cartógrafos europeus e servirá como suporte para as políticas de porteção ambiental, agricultura e navegação. Toda a informação será recompilada em um geoportal.
A diretiva aprovada atualmente exigirá aos membros da União Européia que publiquem no geoportal INSPIREL informações geográficas que sejam acessíveis ao público e que sejam gradualmente monitoradas pelos responsáveis pelo projeto. Mais de mil pessoas, entre cientistas, profissionais de diversas áreas e pessoas ligadas a ONGS vão participar da iniciativa.
(El Mundo, 27/6)