Degelo polar pode chegar a Londres e a outras cidades britânicas
2005-06-29
O aumento do nível do mar como conseqüência da mudança climática poderia chegar a Londres e a outras cidades costeiras da Inglaterra, como Edimburgo ou Bristol, segundo um estudo. O Reino Unido poderia se converter em uma série de ilhas por causa desse fenômeno, segundo informe do Benfield Hazard Research Centre, centro de pesquisas sobre perigos, da University College, de Londres.
O aquecimento das calotas polares pode provocar a fusão das capas de gelo e elevar os níveis dos oceanos, o que teria conseqüências econômicas e sociais desastrosas para países ricos e pobres. Entre as cidades potencialmente ameaçadas pelo aquecimento do planeta estão Newcastle Scunthorpe, Plymouth, Norwich, Peterborouth y Bournemoth.
Segundo o professor Bill McGuire, diretor do centro que realizou o estudo, o mais preocupante é o que pode acontecer com as camadas de gelo da Antártida Ocidental. –Elas se fundem devido à contínua expansão térmica das águas marinhas, disse. Segundo ele, daqui a 200 anos, Londres e outras cidades poderão desaparecer sob a água. (El Mundo, 28/6)