Começa construção do parque eólico de Osório
2005-06-28
A construção do parque eólico em Osório, que irá produzir 150 megawatts de energia, capaz de beneficiar uma cidade de 500 mil habitantes, já começou e a previsão é de que na primeira quinzena de julho seja erguida a primeira das 75 torres (cataventos). Apesar de ser uma alternativa de energia limpa, há segmentos ligados ao meio ambiente que estão questionando o empreendimento. Eles alegam que os aerogeradores geram poluição visual.
O presidente da Fepam, Cláudio Dilda, explicou que o órgão realizou estudos para verificar o impacto da instalação do parque eólico na cidade. Segundo ele, a área para instalação dos aerogeradores é compatível com o cenário natural, inclusive os técnicos levaram em conta a movimentação das aves migratórias. — Se queremos energia limpa, uma das formas é esta, afirmou ele.
As empresas Enerfin/Elecnor e Wbben vão investir em torno de 230 milhões de dólares. Segundo o prefeito Romildo Bolzan Júnior, o projeto permitirá dar uma nova visão econômica ao município. (CP, 28/06)