Conselho pró-biotecnologia tem novo porta-voz
2005-06-28
A pesquisadora Alda Lerayer assumiu na última quarta-feira (22/6), o cargo de secretária-executiva e porta-voz do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).
O CIB é uma organização não-governamental, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas favoráveis à biotecnologia com seus supostos benefícios.
Alda, que já fazia parte do conselho da entidade, a partir de agora, responde oficialmente pelos posicionamentos do CIB. Ela é engenheira agrônoma formada pela USP com mestrado em Microbiologia Agrícola e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas e Microorganismos pela mesma instituição e pós-doutorado no Laboratoire de Génétique Microbienne, na França.
A escolha da pesquisadora faz parte de uma estratégia de fortalecer o relacionamento da entidade com o público em geral. Conforme o site da entidade, a missão do CIB é difundir informações técnicas e cientificamente comprovadas sobre a biotecnologia e ampliar as ações no sentido de desmistificar a questão dos transgênicos e todos os aspectos que envolvam sua segurança alimentar e ambiental .
É neste contexto que a nova porta-voz da ONG vai desempenhar seu papel. —Temos a responsabilidade de informar as pessoas sobre o que a biotecnologia, como ferramenta, pode trazer de benefícios para o homem e para o meio ambiente-, afirma Alda, reforçando o compromisso da entidade em prover informações atualizadas e comprovadas sobre a ciência . — Sem dúvida, nossa função é intensificar a comunicação e a educação de nossos diversos públicos, a fim de facilitar a compreensão de todos sobre este tema-.
A professora Alda Lerayer é pesquisadora científica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Laticínios do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), instituição na qual atuou na Gerência do Laboratório de Biotecnologia e presidiu a comissão Interna de Biossegurança. Além disso, é líder do grupo de pesquisa Biotecnologia na Indústria de Alimentos, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultora da Comunidade Européia na área de Alimentos, Nutrição e Saúde e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) no campo da fermentação láctica. (Com informações do CIB)