Países unem-se na gestão de recursos do Amazonas
2005-06-27
Um projeto internacional vai promover a integração de oito países da região da Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) na busca por uma gestão conjunta dos recursos hídricos. A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) será a responsável regional pelo Manejo Integrado e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços na Bacia do Rio Amazonas.
O projeto receberá inicialmente o apoio financeiro de US$ 700 mil do Fundo Mundial para Meio Ambiente (GEF- Global Environment Facility), aprovado em maio deste ano. Os fundos serão administrados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e a iniciativa terá o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a cooperação de instituições nacionais da área.
De acordo com a secretária-geral da OTCA, Rosália Arteaga Serrano, o objetivo da iniciativa é elaborar uma proposta de um modelo de gestão de água na Amazônia. Ela entende que a assinatura do acordo é histórica porque, pela primeira vez, oito países da Bacia Amazônica vão trabalhar em conjunto sobre a gestão dos recursos hídricos da região. Para o secretário-executivo da OTCA, Francisco Ruiz, a gestão dos recursos hídricos é a questão mais importante dos países Amazônicos . – O principal produto natural de oferta da Amazônia é a água e a bacia como um todo contribuí com aproximadamente 20% da água doce do mundo – observa. Ele lembra ainda que outras bacias do mundo já têm mecanismos de gestão compartilhada. Ruiz destaca os exemplos das bacias do Congo, do Nilo e do Prata. (GM, 27/06)