Gripe do frango pode ser pior do que terrorismo, dizem ministros ingleses
2005-06-27
A gripe do frango pode ser mais perigosa para a Grã-Bretanha do que o terrorismo, informaram ministros que realizaram uma reunião de emergência no último final de semana.
Oficiais do Secretariado de Contingências Civis (CCS), que inegra o gabinete oficial do governo, informaram a um subcomitê, na semana passada, que a pandemia do frango – que se acredita possa matar 700 mil britânicos – é agora uma das mais sérias ameaças do país. Estão sendo feitos planos para fechar escolas e cancelar algumas competições esportivas a fim de limitar a disseminação do vírus, e oficiais estão providenciando a publicação, ainda para este verão, de cartilhas alertando a população sobre o problema.
O Comitê Britânico de Emergências (Cobra) vai coordenar os esforços de luta contra o vírus. Mas o governo já aceita que, se a gripe do frango chegar ao país, não haverá meios de parar a epidemia, e que a única esperança será mitigar os efeitos.
Alertas evidenciam que o vírus vem da Ásia, onde já matou mais de metade dos que eram conhecidos por tentar combatê-lo. Relatórios da China e do Vietnã sugerem que a doença está afetando grandes camadas da população, espalhando preocupação sobre a mutação do vírus em uma cadeia de alto contágio que poderia varrer o mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o mundo está agora frente ao mais grave perigo de uma pandemia, ao passo que a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) coloca a questão como uma espada de Dâmocles abatendo-se sobre o globo. (The Independent, 27/6)