Rodrigues aponta falta de recursos e defende uso de biocombustíveis
2005-06-27
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, apontou dificuldades com a área econômica do governo, como a falta de recursos: - Há problemas na inter-relação da agricultura com os órgãos econômicos do governo – que tem uma demanda muito maior que a sua capacidade de atender na transversalidade de todos os ministérios - disse. Na opinião do ministro, a economia não tem sido afetada pela questão política.
Rodrigues participou de debate sobre Alimentos, Energia e Sustentabilidade, no 4º Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag). Depois de reiterar que os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, são fontes importantes para melhorar a distribuição de renda, o ministro disse na palestra que só se obtém democracia e paz com igualdade. E acrescentou: - No caso brasileiro, com a agricultura eficiente e competitiva que temos, avançando sobre mercados, substituindo um combustível fóssil por um combustível vivo.
Para Rodrigues, o Brasil está fazendo bem o seu trabalho também em relação ao meio ambiente. Ao comentar o desmatamento na Amazônia, lembrou que é preciso diferenciar o que é legal do que é ilegal e que existe um grupo de trabalho em seu ministério específico para esse assunto: - É preciso elaborar programas agrícolas que garantam a recomposição do que foi desmatado e a inviabilização da ilegalidade. Esses programas, segundo o ministro, são elaborados em parceria com outros ministérios, como o do Meio Ambiente. - O fundamental nesse processo é o equilíbrio: você não pode se transformar em inimigo do progresso nem em inimigo do meio ambiente - acrescentou. (Página Rural, 24/06)