Gripe do frango confirmada em propriedade rural no Japão
2005-06-27
Uma onda de gripe do frango foi detectada em uma propriedade rural de criação de frangos a noroeste do Japão, informou o governo, neste domingo (26/6), acrescentando que a onda não é considerada perigosa para seres humanos.
Mais de 800 frangos em uma propriedade em Mitsukaido, a noroeste de Tóquio, morreram desde abril, e testes recentes encontraram a cadeia de vírus da gripe do frango H5N2 entre eles, afirmou Hirofumi Kurita, oficial do Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.
Segundo o Ministério, o H5N2 não é conhecido como infectante de humanos,e o Centro Norte-americano de Prevenção e Controle de Desastres disse que o risco de contaminação humana a partir do H5N2 é provavelmente muito baixo. Contudo, há notícias de que a cadeia H5N1 já passou para humanos, uma vez que o vírus da gripe do frango já matou 54 pessoas no Vietnã, na Tailândia e no Camboja. Kurita disse que oficiais do governo estão tentando detectar a origem da ruptura da cadeia.
A propriedade infectada em Mitsukaido e todas as outras localizadas num raio de três milhas dela, não devem criar animais que põem ovos até que seja confirmado o controle da doença, afirmou Kurita. A gripe do frango retornou ao Japão no ano passado após décadas, causando a morte ou exterminação de mais de 300 mil frangos. O Japão também havia confirmado um acos de gripe do frango em dezembro do ano passado, mas ninguém morreu. (ABC News, 27/6)