Superstição mantém asiáticos longe das praias de Phuket
2005-06-27
As preocupações sobre a possibilidade de uma nova onda mortal gigante invadir as praias asiáticas está mantendo turistas à distância de Phuket, o mais badalado resort de ilhas ao sul da Tailândia. Mas os grupos de asiáticos em férias está longe também por outra causa: medo de que fantasmas das vítimas do tsunami fiquem rondando as praias e moradias locais.
Uma onda de superstição varre as sociedades chinesas quanto à crença de que corpos não recuperados do desastre e não adequadamente enterrados possam ficar rondando o local, sem o devido descanso. Alguns acreditam que almas perdidas possam tragar seres vivos.–Tão logo as pessoas tentam ir para o mar, começam a se preocupar com essas coisas, disse Joseph Tung Yao Chung, diretor-executivo da Travel Industry Council de Hong Kong.
Seis meses depois do desastre de 26 de dezembro, Tung afirma que os moradores de Hong Kong estão evitando freqüentar Phuket, e que a idnústria de turismo e os executivos de Taiwan, principalmente da China e da Coréia do Sul, também reportam a praia popular da ilha como um destino que está se tornando longe de ficar popular. (CNN, 27/6)