Calor e vento forte espalham fogo em Utah
2005-06-27
Bombeiros lutaram no calor e em tempo seco contra incêndios florestais que, neste domingo (26/6), levaram a evacuações em Utah, fechando a maior rodovia e deixando a maior parte do Sul daquele Estado na escuridão gerada pela liberação de fumaça.
Segundo oficiais de combate a incêndios, chamas de 20 milhas ao norte de St. George devastaram de dois mil a oito mil acres em menos de 12 horas, e até o final do dia estavam a cinco milhas de New Harmony. –Este tem sido nosso pesadelo, disse o comandante Taiga Rohrer, observando as nuvens de fumaça erguendo-se desde Black Ridge Mountains, a cerca de 280 milhas de Salt Lake City.
O fogo começou no sábado (25/6) e forçou a interdição da pista Interstadual 15, a principal rota entre Salt Lake City e Las Vegas. A rodovia foi reaberta na manhã de domingo (26/6), mas foi fechada de novo devido a novos focos de incêndio. No Alasca, o fogo continua a queimar 80 mil acres perto do Rio Sheenjek, 145milhas ao norte de Fairbanks. Os incêndios, nesse local, tiveram início em 12 de junho, a cerca de 8 milhas de Fort Yukon, uma cidade que conta com aproximadamente 600 pessoas. (NY Times, 27/6)