Poluição de verão chega a níveis catastróficos na Inglaterra
2005-06-24
De verões quentes a estações frias e enchentes: um clima bastante turvo é o que os especialistas prevêem para a Inglaterra. A poluição do ar tem chegado aos piores níveis devido às mais recentes ondas de calor que prejudicaram diversas localidades do país, especialmente no Sul e no Leste. Temporais severos estão em todos os locais do país atualmente, com chuvas torrenciais e eventuais tornados.
O clima pode causar destruição nas famosas quadras de tênis de Wimbledon e Glastonbury, onde se realizam festivais deste esporte, mas é bem provável que o sol retorne em seguida. Os chamados smogs de verão são um perigo em diversas áreas para pessoas com problemas respiratórios, causados por reação fotoquímica que acontece quando a luz do sol reage com agentes poluidores dispersos no ar, produzindo uma grande quantidade de ozônio na baixa atmosfera. Quando misturado a particulados –finas partículas de substâncias químicas e fumos de diesel – o resultado é uma camada marrom que causa problemas drásticos a pessoas com doenças nos pulmões e no coração.
O governo lançou um alerta oficial, de modo que o ministro ambientalista Ben Bradshaw chegou a advertir a respeito dos cuidados especiais a serem adotados nesta época. –Pessoas sensíveis à poluição do ar, como as que têm problemas com o coração, devem estar alertas para os riscos à saúde, devendo tomar precauções como evitar sair de casa no final da tarde, quando a poluição é maior, avisa.
A Sociedade Nacional para o Ar Limpo (NSCA) acrescenta mais um cuidado: em épocas em que a poluição do ar aumenta, as pessoas devem cuidar mais da alimentação, evitando os alimentos pesados, como os churrascos.
(The Independent, 24/6)