Senado norte-americano aprova emenda para combater mudança do clima
2005-06-24
Agindo com vistas ao contencioso assunto da mudança climática, o Senado norte-americano aprovou, nesta quinta-feira (23/6), uma emenda sobre a legislação qe estava pendente na área de energia desde terça-feira (21/6), chamando para ações voluntárias a fim de reduzirem-se as emissões e aplicarem-se recursos para a implantação e tecnologias que reduzam a poluição.
A medida, avalizada por 66 a 29 votos, foi a última restrição às emendas competidoras visando à questão da mudança climática. Sua aprovação segue-se a um retorno para ambientalistas dado na noite de segunda-feira (20/6), quando o senador Pete V. Domenici, um republicano do Novo México que é secretário do Comitê de Energia, declinou de sustentar uma outra emenda impondo reduções mandatórias nas emissões de combustíveis fósseis, que os cientistas relacionam ao aquecimento global. Domenici explicou que é favorável à idéia, mas está preocupado com relação a boatos sobre os efeitos desta mudança para o aumento das contas de energia.
O Senado espera votar na próxima quarta-feira (29/6) uma terceira emenda a respeito da mudança climática sustentada pelo senador republicano John McCain, do Arizona, e pelo senador democrata Joseph I. Lieberman, de Connecticut. Esta é a mais estrita das três já´votadas, cconclamando para passos ainda mais mandatórios no corte de emissões, e já encontra sérias objeções. (NY Times, 24/6)