Colisão entre duas carretas causa vazamento de 1,1 mil litros de combustíveis
2005-06-24
A colisão entre duas carretas que transportavam diesel e gasolina, no Terminal Cubatão (SP) da Petrobras Distribuidora, ocorrida na tarde da última terça-feira (21/6), causou o vazamento de cerca de 1,1 mil litros de combustíveis transportados por esses veículos. O choque entre os dois caminhões causou avaria aos respectivos tanques, provocando o vazamento de, aproximadamente, 300 litros de gasolina e 800 litros de óleo diesel, que atingiram a rua, a galeria de drenagem de águas pluviais da empresa e o canal externo, paralelo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) retornaram na quarta-feira (22/6) ao local do acidente para orientar tecnicamente os trabalhos finais de limpeza da área.
Foi acionada a brigada de emergência da Petrobras - Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), espalhada espuma em toda a área do acidente e área externa na divisa do terminal, e iniciado o transbordo das duas carretas. As duas bocas de lobo de drenagem de águas pluviais na área do acidente foram isoladas com barreiras absorventes e vermiculita expandida.
No canal ao lado da rodovia foram adicionados três lances de barreiras absorventes e os combustíveis que o atingiram foram removidos por caminhão vácuo. Estimou-se um total de 500 litros de gasolina mais diesel no canal externo à empresa. No canal da Av. Henry Borden não foi constatado odor ou presença de combustível na água. Um segundo caminhão vácuo realizava, no final da tarde de ontem, a remoção do combustível ainda existente na área do acidente, no interior do terminal.
Por solicitação da Cetesb, a empresa manteve a remoção dos combustíveis do canal de águas pluviais durante toda a noite e hoje iria promover a retirada de vegetação impactada, desde o ponto de vazamento até a última barreira absorvente instalada no corpo d´água.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Cetesb, 23/6)