Brasil tem capacidade de gerar 97 mil MW de energia com fontes alternativas
2005-06-24
A preocupação mundial com a redução de gases poluentes e o incentivo à produção de energia limpa têm impulsionado a implantação de sistemas que utilizam fontes renováveis - Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Biomassa (casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar) e Eólico (força dos ventos). Mas, mesmo diante de um cenário de crescimento, esse setor ainda tem muito potencial a ser explorado.
Segundo Luiz Otávio Koblitz, presidente da Koblitz, empresa que atua no fornecimento de sistemas integrados para geração e co-geração de energia com fontes alternativas, o Brasil atualmente possui uma capacidade total de 97 mil MW de energia com as três fontes, dividida em: 12 mil MW (PCHs), 15 mil MW (Biomassa) e 70 mil MW (Eólica). — Existem muitas vantagens relacionadas, principalmente, a Biomassa e as Pequenas Centrais Hidrelétricas, que já possuem a matéria-prima necessária, são geograficamente bem distribuídas, dispensando altos gastos com linhas de transmissão, e ainda tem seus sistemas produzidos no Brasil-, explica.
O desenvolvimento e implantação de projetos que resultam em energias limpas e renováveis e todo potencial da implantação desses sistemas nas indústrias serão apresentados ao público, de 28 a 30 de junho, durante a CEIER - Conferência e Exposição Internacional de Energias Renováveis (CEIER), no Centro de Convenções da PUCRS, em Porto Alegre.