Sema instala GT para viabilizar Módulo II do Pró-Guaíba
2005-06-24
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do Programa Pró-Guaíba, instalou ontem (23/6) um Grupo Técnico para viabilizar financeiramente o seu segundo módulo.
Integram o Grupo, representantes dos órgãos co-executores do Programa, que são a Fepam, FZB, Metroplan, Corsan, Emater, Secretaria Estadual da Educação, DMAE, DMLU, além de representantes do Comando de Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM), Universidade Estadual do RS (UERGS) e Rotary Clube, que passam agora ser parceiros. Conforme a coordenadora –executiva do Pró-Guaíba, Vera Callegaro, essas parcerias ainda serão ampliadas na medida em que forem detectadas necessidades, durante os estudos das propostas.
O Módulo II deverá ser lançado pelo governador Germano Rigotto no início de agosto. As ações necessárias para a próxima etapa do Pró-Guaíba foram estabelecidas com base nas criticidades ambientais que ainda persistem na Região Hidrográfica do Guaíba, trabalhadas no seminário do Marco Lógico do Programa, em julho de 2003, quando foram estabelecidas as diretrizes para o Módulo II.
As prioridades para o Módulo II são esgotamento sanitário, reflorestamento, manejo de solo, monitoramento ambiental, unidades de conservação, educação ambiental e fortalecimento institucional dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA). O grupo já deixou reunião marcada para o dia 28 de junho, às 9 horas, na sede do Pró-Guaíba, 19º andar do Centro Administrativo, em Porto Alegre. (Com informações da Sema)