Festa de São João espanhola é marcada por desperdício de água
2005-06-24
A campanha de sensibilização do Ministério do Meio Ambiente espanhol –Ponha tua gota. Gota a gota se faz o rio – parece não ter chegado à localidade de Lanjarón, em Granada. Lá, na noite de São João, comemorada na noite passada (23 para 24 de unho), moradores retiraram seis milhões de litros de água para jogá-los às ruas, como parte dos festejos.
Entre meia-noite de ontem (23/6) e madrugada de hoje (24/6), umas 12 mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Civil local, participaram da tradicional Carreira da Água, com a qual a população festeja com água, diferentemente de outras comunidades, que o fazem com fogo. Cubas, mangueiras e outras formas de puxar água foram utilizadas por turistas e moradores locais, convertendo ruas em rios. As pessoas chegaram a ficar várias semanas antes da festa guardando água em baldes, piscinas de plástico e todo tipo de recipiente, para, nesta madrugada, desperdiçá-la. Inclusive mangueiras de bombeiros estão sendo utilizadas.
A água desperdiçada na festa é potável, provém, em sua grande maioria, de mananciais do rio da região. O porta-voz de um grupo socialista da comunidade, Encarna Tito, considera que a festa da noite passada dá una imagem de muita falat de solidariedade do povo, porque este é um gasto que poderia e deveria ser minimizado, ainda mais com a seca que se estende por várias regiões do país.
Segundo a Greenpeace, condutas como estas não são exemplos para populações que, em alguns locais da Espanha, sofrem por terem restrições de acesso à água. (El Mundo, 24/6)