Usina de Reciclagem de Taquara será ampliada
2005-06-24
Usina de Reciclagem de Taquara será ampliada
A Usina de Reciclagem de Lixo de Taquara será submetida a processo de reestruturação e ampliação. A principal alteração diz respeito à instalação de uma Usina de Compostagem junto ao complexo, que emprega cerca de 30 pessoas e fica na localidade de Moquém, às margens da RS-239, trecho que liga o município a Rolante. A verba do projeto vem do governo federal, por meio de convênio entre a prefeitura e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O valor da União é de R$ 632.985,66, e a administração municipal de Taquara fará um investimento de R$ 220.074,94 para que seja complementado o valor total do custo das obras. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o projeto deveria ser iniciado até dezembro do ano passado mas, devido a trâmites burocráticos, a liberação da verba foi adiada. - Nossa previsão é de que o valor seja liberado até semana que vem- afirma Dione Gelinger, agente de fiscalização da pasta.
Os projetos prevêem a realização de mudanças no sistema de triagem, modificando as posições e saídas da esteira de separação do lixo e também a ampliação do espaço da descarga e recepção dos materiais. Diariamente, Taquara envia 15 toneladas de lixo ao município de Minas do Leão para serem depositadas em crateras alugadas. A nova estrutura deverá otimizar o trabalho da Cooperativa dos Trabalhadores da Reciclagem do Lixo em Taquara (Coretal), responsável pelo aproveitamento dos resíduos, que terão quantidades aumentadas por meio do novo sistema. Atualmente, o lixo que chega ao local fica armazenado em um depósito aberto, exposto à ação da chuva, acumulando líquidos poluentes que deveriam estar sendo redirecionados para um conduto. Além disso, o terreno terá uma cobertura para que a água, misturada com o chorume do lixo, possa ser tratada.
Depois da triagem, ainda resta o lixo orgânico e alguns materiais que não são aproveitados. Com a construção da Usina de Compostagem, será possível produzir adubo orgânico, a ser utilizado em locais públicos como praças e escolas e em pequenas propriedades rurais. Taquara também não possui coleta seletiva de lixo, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Luiz Prates de Moraes.- Esse é outro projeto da secretaria que será tratado no Fórum do Lixo, no mês de julho - afirma. (NH, 23/06)