CRM assina convênio para fornecer carvão para futura usina da CT Sul
2005-06-24
A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a empresa CT Sul Recursos Minerais assinaram um convênio, nesta quinta-feira (23), na Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, para o abastecimento de carvão da futura usina termelétrica em Cachoeira do Sul. O acordo prevê o fornecimento de 1,3 milhões de toneladas de carvão por ano, proveniente da jazida da Mina do Iruí, em Cachoeira do Sul, ao preço de R$ 41,60 por tonelada. A vigência do contrato é de 25 anos. A CT Sul tem um prazo de cinco anos para efetuar a primeira compra do produto.
Conforme o presidente da CRM, João Carlos Vieira, a parceria com a empresa garante a quantidade de carvão necessária para habilitar a CT Sul a participar do leilão. A estatal chinesa responsável pelo projeto é a China National Machinery & Equipament Import & Export Corporation (CMEC), que está com contrato de financiamento assinado com bancos chineses e europeus desde dezembro de 2004, só aguardando a liberação do Licenciamento Ambiental. O investimento previsto é de US$ 750 milhões.
Assim que o licenciamento for aprovado, o projeto poderá participar do leilão de energia nova. — Posteriormente ao leilão, no máximo em oito meses estaremos iniciando as obras. A nossa previsão é de que isso aconteça até a metade do próximo ano, afirma o presidente da CT Sul, Douglas Machado Carstens. (CRM, 23/6)