Políticos do Vale do Jari denunciam fábrica de celulose
2005-06-23
Um grupo de políticos do chamado Vale do Jari, que compreende os municípios de Laranjal e Vitória do Jarí (no Amapá), foi no dia 21/06 ao plenário da Assembléia Legislativa fazer uma denúncia que promete render muito: a fábrica da Jari Celulose continua emitindo gases tóxicos sobre Vitória do Jari, causando sérios problemas de saúde nos moradores. A denúncia foi feita pelo prefeito de Vitória do Jari, Adelson Ferreira, que afirmou estarem sendo registrados vários casos de pessoas vítimas de contaminação e que precisam ser averiguados. - Já tivemos casos de pessoas acometidas com doenças sérias como o câncer, com ocorrências de óbitos na cidade - denunciou o vereador Mário Kennedy, presidente da Câmara Municipal.
A direção da fábrica da Jari Celulose, que passou a ser controlada pelo Grupo Orsa, anunciou há algum tempo a aquisição de filtros especiais para diminur a emissão de gases tóxicos sobre o município de Vitória do Jari, num investimento de U$ 6 milhões de dólares. Cauteloso, o deputado estadual Manoel Mandi, disse que é preciso tratar o assunto de maneira bastante responsável. - Precisamos investigar tudo isso com base técnica, com o apoio de órgãos como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) - disse.
A vinda do grupo político do Jari a Macapá foi preparada no último final de semana, depois que deputados daquela região – Manoel Mandi e Raimunda Beirão – denunciaram a situação, quando houve grande repercussão em Macapá, com vários políticos seguindo para o Vale do Jari. - Foi, então, que articulamos a vinda dos vereadores e prefeitos de Laranjal e Vitória do Jari para a Capital, onde eu tenho certeza, buscaremos solucionar esse e outros problemas o mais rápido possível - disse Manoel Mandi. Já o prefeito de Vitória do Jari, Adelson Ferreira, afirmou que a unidade verificada entre as principais lideranças políticas do Jari só comprova a gravidade da situação por que passaram os habitantes da região. -Tivemos muitos prejuízos com a falta de energia, desde a perda de alimentos pelos comerciantes até o incêndio de uma residência pelo uso de velas - recordou o gestor municipal. O prefeito Adelson disse que todos agora têm consciência da importância do trabalho integrado para resolver outras questões. - Fizemos questão de vir de carro para Macapá, para verificarmos de perto a situação da estrada, a rodovia BR-156, que levaremos também ao conhecimento do governador Waldez Góes - concluiu o prefeito de Vitória do Jari. (Amazônia.org.br, 22/06)