RMA repudia agressão a secretário e defende criação de parque
2005-06-23
A Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica - RMA, que congrega 295 entidades de 17 Estados brasileiros, enviou ofício no dia 21/06 para o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, onde manifesta sua indignação contra a agressão sofrida pelo titular da pasta ambiental da Prefeitura de Porto Alegre durante uma vistoria realizada no acampamento indígena no Morro do Osso.
Para a RMA é inconcebível o uso de qualquer tipo de violência, especialmente aquela empregada contra pessoas que trabalham pelo equilíbrio do Homem com a Natureza, ainda mais contra quem vem lutando em defesa de áreas protegidas. Káthia Vasconcellos Monteiro, do Núcleo Amigos da Terra/Brasil e da coordenação da Rede no Rio Grande do Sul, salienta que o Parque Natural do Morro do Osso é muito importante para a recuperação e a preservação da biodiversidade das áreas naturais da Capital gaúcha. - O Morro do Osso faz parte do corredor ecológico do extremo sul de Porto Alegre, que se estende até o Parque Estadual de Itapuã - explica. A ecologista acrescenta que a área é pequena para abrigar seres humanos e garantir a preservação da sua biodiversidade. O parque dispõe de 57 hectares.
A RMA espera ainda que o Parque Natural Morro do Osso, cujo decreto de criação é de 1994, seja efetivado o quanto antes. O Morro do Osso, com 143m de altura, faz parte da cadeia dos morros graníticos. Apresenta um ambiente natural praticamente isolado pela urbanização da cidade.(Eco Agência, 22/06)