China adverte população para onda de calor
2005-06-23
Escolas distribuíram toalhas molhadas aos estudantes e o governo advertiu a população a permanecer em casa hoje, devido a uma onda de calor que atinge o norte da China, com temperaturas batendo os 39ºC. O jornal Pequim Times alertou principalmente as grávidas, os idosos e aqueles com problemas cardíacos a permanecerem em suas casas entre 10h e 16h, beber muita água e comer frutas, vegetais e verduras.
O site da agência meteorológica do governo também alertou o público a tomar precauções contra o calor. Numa escola de Pequim, as crianças receberam toalhas encharcadas com água para aliviar o calor durante as provas.
No Paquistão, o calor intenso, de até 48ºC, deixou pelo menos 30 mortos até agora. Segundo o jornal de língua inglesa The News, 12 pessoas faleceram na província de Sind, no sul do país, enquanto que 18 outras mortes foram registradas em Punjab, no oeste, com conseqüência das altas temperaturas.
Na Índia, quatro homens morreram numa estação de trem da cidade setentrional de Kanpur, devido ao forte calor, que já matou mais de 200 pessoas em todo o país. Segundo autoridades, as chuvas de monção já começam a aliviar a temperatura em algumas regiões indianas. Geralmente muito forte e mortal, o verão deste ano trouxe temperaturas de até 50ºC em algumas áreas do país. (Estadão, 21/06)