Assessor direto de Tony Blair fala sobre mudanças climáticas em São Paulo
2005-06-23
O Diretor do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido, Sir David King, chega a São Paulo na segunda-feira, dia 27 de junho, para uma visita oficial de três dias, incluindo Brasília, organizada pela Embaixada Britânica.
Conselheiro Científico do Governo Britânico, que assessora diretamente o Primeiro-Ministro Tony Blair nas questões relacionadas à ciência, Sir David apresentará palestra sobre Mudança Climática na própria segunda-feira, às 18h, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo.
O evento será aberto pelo Embaixador Britânico, Dr. Peter Collecott, seguido por discurso de um representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Após a palestra de Sir David King haverá sessão de perguntas e respostas.
A visita de Sir David ao Brasil tem como tema principal a mudança climática, pois é uma das prioridades do Reino Unido durante a presidência do G8. —Mudança climática é o problema mais importante sendo enfrentado pelas pessoas neste planeta hoje-, afirma Sir David, que já visitou o Brasil em 2002, já exercendo a atual função.
Suas principais áreas de interesse e atuação são desenvolvimento sustentável, energia renovável, mudança climática, assessoria científica em políticas governamentais e divulgação científica. O Conselheiro administra um orçamento de cerca de R$ 11 bilhões para a ciência.
No programa de visitas de Sir David está planejada uma mesa redonda no IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados) com alguns expoentes brasileiros, como: Carlos Henrique Britto Cruz, diretor científico da FAPESP, Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências e Ennio Candotti, presidente da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
O Consulado Britânico promoverá um encontro de agências de pesquisa, institutos e universidades para uma apresentação de Sir David sobre financiamento de parcerias. Na ocasião, o visitante deseja descobrir quais as prioridades de pesquisa e áreas de possível colaboração. (Com informações da Embaixada Britânica)