Maior programa de saneamento do país inicia em São Paulo
2005-06-22
A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, já iniciou mais uma importante obra da Segunda Etapa do Projeto Tietê - o maior programa de saneamento ambiental do País: o coletor-tronco São Luís. Com quase 2 km de extensão e com diâmetros que variam de 200 a 800 mm de diâmetro, o coletor-tronco São Luís será responsável pelo encaminhamento de grande parte do esgoto da Zona Sul da Capital para o Interceptor Pinheiros que, por sua vez, levará o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto Barueri, impedindo que sejam despejados nos córregos e rios que deságuam no rio Tietê, proporcionando o aprimoramento das condições gerais de saúde pública e meio ambiente de todo o Estado.
Inicialmente o São Luís irá operar com uma vazão de 53 litros por segundo, mas deve chegar a até 127 l/s de esgotos encaminhados para tratamento e disposição final adequados.
O objetivo da Sabesp é, durante as obras, causar a mínima interferência no cotidiano da população, mas devido ao grande movimento da região afetada pelo empreendimento - um dos principais pólos empresariais de São Paulo - está desenvolvendo um trabalho de comunicação e conscientização para os funcionários do Centro Empresarial e demais usuários da região que compreende as avenidas Maria Coelho Aguiar, Geraldo Fraga de Oliveira, Antônio da Mata Júnior, Nova do Tuparoquera, Arlindo Fraga de Oliveira e suas transversais.
Nesta ação está prevista a produção de informativos e a realização de exposições que demonstrem os objetivos do Projeto Tietê e suas interferências e benefícios no dia-a-dia da sociedade paulista. A conclusão total das obras do coletor-tronco São Luís está prevista para o ano que vem, sendo que o trecho próximo ao Centro Empresarial deve estar terminado no mês de outubro deste ano. (Sabesp, 21/06)