Maggi afirma que Dante desmatou 5 milhões de hectares em 4 anos
2005-06-22
— Cada um tem que olhar para o próprio rabo para falar dos outros - alfinetou no dia 20/06 o governador Blairo Maggi sobre as ácidas críticas que tem sofrido no campo ambiental por parte do senador Antero Paes de Barros e do ex-governador Dante de Oliveira (PSDB). Dante e Antero foram derrotados por Maggi nas eleições de 2002 e querem no ano que vem retomar a condução política de Mato Grosso.
Para o governador, quem entre 1995 a 1998 permitiu o desmatamento de 5 milhões de hectares não pode desferir qualquer crítica relativa ao meio-ambiente. - E olhe que nesses números não está computado o desmatamento referente ao segundo mandato do PSDB, que foi de 1998 a 2002 - explicou o governador.
Desde o mês passado, o governo do Estado e principalmente o governador Blairo Maggi têm sido criticados por organismos internacionais de preservação do meio-ambiente, que apontam Mato Grosso como responsável pela metade do desmatamento na Amazônia Legal. No entanto, o governador Blairo Maggi voltou a garantir e a dar números de que no Estado diminuiu o número do desmate entre os anos de 2002 divulgados em 2003, de 2003 divulgados em 2004 e agora o de 2004 divulgados em 2005. - Claramente se percebe que houve uma redução nos números do desmatamento. Isto graças a um trabalho intenso realizado pela Fema - tem dito insistentemente o governador Blairo Maggi. Dante de Oliveira disse que Blairo Maggi fez uma escolha pessoal para a Fema porque sabia que não iria suportar a pressão dos produtores agrícolas que a cada ano abrem mais e mais frentes agrícolas desmatando as florestas. Na mesma toada veio o senador Antero Paes de Barros que chegou a fazer insinuações a respeito do Programa Pânico da Rede TV que queria premiar o governador com o troféu Motosserra de Ouro. Técnicos do Governo do Estado preparam levantamentos que comprovam que nos dois mandatos do PSDB foram desmatados mais de 10 milhões de hectares. (Amazônia.org, 21/06)