Especialistas discutem em Brasília problema da emissão de gases veiculares
2005-06-22
Especialistas de diversos países reúnem-se hoje e amanhã (22 e 23/06), em Brasília, na 4ª Conferência Internacional de Emissões Veiculares, para discutir formas de reduzir os danos ambientais e doenças provocados pelos gases emitidos por veículos automotores, especialmente nas grandes cidades e regiões metropolitanas.
Segundo o coordenador do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Paulo Macedo, o objetivo do encontro é estimular o intercâmbio de informações entre vários países. De acordo com Macedo, qualquer motor emite alguma coisa de poluente e, infelizmente, o maior vilão da poluição é o veículo automotor.
Macedo ressaltou que, com a conferência, será possível dar um grande salto em termos de tecnologia dos motores a diesel: — Vamos incorporar eletrônica a esses motores-. Para ele, o fato de virem para o encontro consultores internacionais é um bom indício, já que o automóvel, hoje em dia, é um produto internacional. — Então, o que se faz aqui, se quiser vender em qualquer lugar do mundo, tem que seguir pelo menos os padrões internacionais. E essa experiência vinda de fora é muito boa para a gente-, disse Macedo. (Agência Brasil, 21/6)