Selo da moda está sendo boicotado na Inglaterra por causa de chimpanzés
2005-06-22
O selo da moda Dolce & Gabbana está sendo instado por conservacionistas para que seja boicotado, em protesto pelo uso de chimpanzés nas suas propagandas. O grupo de campanha Animal Defenders International (ADI) criticou a peça publicitária, que mostra chimpanzés usando relógios Seiko. O professor Roger Fouts, primatologista da Universidade Central de Washington, disse estar chocado, descrevendo os chimpanzés do comercial como notadamente infelizes.
A campanha veio em uma hora crucial para os primatas no Reino Unido. A Lei sobre os Animais em Risco (DWA), de 1976, está atualmente sob revisão, e há vários animais considerados como pequenos primatas que estão em crise de sobrevivência. Os santuários dos animais estão suscetíveis a possíveis compras dos mesmos, como animais de estimação. O Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais (IFAW) liberou seu próprio relatório, na semana passada, para reforçar o alerta.
Segundo um relatório do IFAW, a comercialização de primatas e de animais de estimação encontrados entre 1999 e 2002 indica que mais de 320 primatas estão sob risco de extinção. Em apenas uma semana, em janeiro deste ano, 146 primatas estavam à venda em 24 websites - incluing chimpanzés e gorilas. Nos 750 pet shops questionados, um em cada 15 vendiam os animais como bichos de estimação, sem ter licença. (The Independent, 20/6)