Companhias aéreas estabelecem metas para reduzir poluição do ar
2005-06-22
As viagens por avião devem triplicar nos próximos 30 anos. Novas metas para a redução do impacto da poluição devido às emissões dos aviões estão sendo lançados pela indústria de aviação do Reino Unido. Linhas aéreas, aeroportos e fabricantes de avião visam à redução da quantidade de gaes estufa produzidos por novas aeronaves nos próximos 15 anos.
As companhias querem construir aeronaves dentro desse período a fim de reduzir à metade a produção de carbono que atualmente emitem. As viagens aéreas devem triplicar nos próximos 30 anos, levantando preocupação acerca de seu impacto ambiental. Os novos objetivos receberam o apoio da maioria das empresas de aviação do Reino Unido.
Haverá também alvos similares para reduzir a poluição causada por passageiros de empresas aéreas no futuro. Segundo o correspondente da BBC Tom Symonds, os ambientalistas estão críticos quanto aos planos de redução da quantidade de lixo gerado em viagens de avião. Eles querem taxas mais pesadas para as viagens aéreas como forma de tentar controlar essa geração de lixo. No estudo Voe agora, enterre mais tarde, publicado pela Federação Ambientalista de Aviação, os britânicos são apontados como os piores causadores da mudança climática gerada pela atividade poluidora dos aviões. (BBC, 20/6)