Plano da Grécia para corte de CO2 é aprovado pela União Européia
emissões de co2
2005-06-22
A Comissão Executiva da União Européia aprovou, nesta segunda-feira (20/6), o plano da Grécia para o corte das emissões de dióxido de carbono no período de 2005 a 2007. A Grécia vai alocar 223,3 milhões de toneladas de permissão de emissões de CO2 nos próximos anos, com 141 instalações fazendo parte do esquema.
O dióxido de carbono, ou CO2, é o principal gás apontado como responsável pelo aquecimento global, e a aprovação coloca a Grécia no esquema conjunto da União Européia para diminuir as emissões desse gás. Trata-se de uma parte chave dos esforços de um bloco de 25 países para cortar tais emissões a fim de atingir metas estabelecidas internacionalmente.
– Com esta aprovação, o sistema de comércio de emissões da União Européia está completo, disse o comissário ambiental Stavros Dimas. A Grécia é o último país da União Européia a obter tal aprovação. Atenas pretendia modificar seu plano após a aprovação da União Européia, mas agora não há mias essa demanda, informaram oficiais da UE.
O comércio de emissões impõe limites às emissões de CO2 em aproximadamente 12 mil fábricas e empresas de energia da União Européia. Desta forma, as empresas podem vender e comprar créditos, dependendo se excederem ou não as suas metas. As companhias que fracassarem nessas metas deverão pagar multas e perderão os direitos de venda e compra para os anos seguintes. (Planet Ark, 21/6)