Empresa de exploração mineral ameaça ambiente no México
2005-06-22
Numa área centenária em uma paisagem desértica do México, uma companhia canadense está disputando a exploração de prata, trazendo preocupações acerca de possíveis danos ambientais. A companhia de mineração, Metallica Resources Inc., está entre os mais novos investidores estrangeiros no México. Pretende explorar prata na paisagem decrépita de Cerro de San Pedro.
Mas a mineração encontra oposição por parte de residentes remanescentes e vilas vizinhas. Segundo essas comunidades, há risco de sérias ameaças à saúde e ao meio ambiente, sem falar em danos ao patrimônio histórico e cultural da cidade, incluindo igrejas do século 16. Os residentes temem que a extração do metal, para a qual se usam cianetos, envenene a água e o ar da região, chegando mesmo a afetar a capital do Estado, San Luis Potosi, localizada a 11 milhas da mina.
Entre os oposicionistas, estão donos de terras e ativistas, que buscam a proteção das leis ambientais para evitar a exploração mineral. –A operação da mina vai poluir toda a área, não apenas a cidade, diz Mario Martinez, líder do grupo que se juntou contra a Metallica.
O projeto de exploração, a 330 pés do solo, foi estabelecido no ano passado, quando realizaram-se as primeiras explosões, sob protesto dos residentes. Com sede administrativa em Toronto, a Metallica aluga equipamentos a US$ 140 mil por mês, colocando-os numa área de 90 hectares onde espalha cianeto para extrair prata e ouro da mina.
Segundo os executivos da Metallica, a empresa vai operar de forma segura e limpa. A companhia alega ter investido perto de US$ 50 milhões na construção do projeto desde que começou, em 1994, e que obteve a permissão necessária para tanto. (Planet Ark, 21/6)