Seca originou pior colheita de cereais em Portugal nas últimas décadas
2005-06-22
A seca em Portugal foi responsável pela pior campanha de cereais de outono-inverno das últimas décadas, com quebras assinaláveis da produtividade e fracas perspectivas para as sementeiras de primavera-verão, informou, na segunda-feira (21/6) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o órgão, a falta de umidade no solo e a escassa disponibilidade de água para a irrigação levou os agricultores a optar por reduzir ou não plantar áreas habituais de sementeiras de primavera-verão.
A fraca disponibilidade de alimentação natural para o gado tem tido como conseqüência o aumento dos custos de produção de carne e a diminuição da qualidade dos produtos de origem animal. A redução do cultivo dos campos irá afetar a alimentação dos animais no próximo inverno, assinalam os técnicos do INE, com base em inquéritos realizados juntos dos agricultores.
O INE afirma que o mês de maio contribuiu para o agravamento da situação de seca, embora as leves precipitações que se verificaram na fase intermediária, no mês passado, tenham criado condições mais favoráveis para as sementeiras, germinação e desenvolvimento das culturas de primavera-verão. Segundo o órgão, as dificuldades na alimentação animal levaram ao pastoreio de muitas áreas cujo rendimento não era justificável, e muitos produtores tiveram de vender gado em condições de mercado desfavoráveis.
(Ecosfera, 21/6)