Criação de parque das Araucárias em SC tem audiência hoje
2005-06-21
Três audiências públicas vão debater a criação do Parque Nacional das Araucárias, em Passos Maia e Ponte Serrada, e a Estação Ecológica da Mata Preta, em Abelardo Luz.
As consultas estavam previstas para abril mas foram suspensas por falta de segurança.
A primeira consulta ocorre a partir das 14h de hoje, no Centro Comunitário de Passos Maia. O Parque Nacional das Araucárias vai abranger uma área de 15 mil hectares, o que representa 11,2% da área de Passos Maia e 14,4% de Ponte Serrada. O prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, disse que há uma preocupação com a área do entorno do parque.
Mesmo com a indicação do Ministério do Meio Ambiente de adiar a criação da Área de Preservação Permanente, que atingiria 12 municípios, os moradores da região querem um esclarecimento sobre as atividades que poderão desenvolver.
Tozzo disse que a população teme medidas que acabem restringindo a atividade econômica do município e engessando seu desenvolvimento. O prefeito informou que 40% da área de Passos Maia tem cobertura vegetal e o turismo não absorveria a mão-de-obra usada na atividade florestal.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Santa Catarina, Flávio Martins, sugeriu a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Através da proposta, os proprietários se comprometeriam judicialmente a preservar a mata nativa em troca de isenção de impostos. Martins disse que os proprietários já preservam a área e o governo não vai gastar com indenizações.
A proposta de reservas particulares não é bem vista pelo Grupo de Trabalho das Araucárias. O motivo foram as recentes descobertas de focos de desmatamento. Para amanhã, às 9h, está prevista a segunda consulta, na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada. (DC, 21/06)