Apreendida carne de capivara em Quaraí
2005-06-20
A abertura oficial da temporada de caça no Rio Grande do Sul, iniciada no final de semana e com previsão de término para o início de agosto, é também um alerta para a possibilidade de aumento dos crimes ambientais contra animais. No sábado, em Quaraí, soldados do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) apreenderam 80 quilos de carne de capivara. A carne, acompanhada de outros 35 litros de gasolina ilegal, estavam no interior de um Chevette, detido no quilômetro 510 da RS 377.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), liberou apenas a caça da perdiz, da pomba de bando e do pombão em 50 municípios gaúchos, onde aproximadamente 4 mil caçadores amadores estão habilitados à prática. O Rio Grande do Sul é o único estado da União onde a caça amadorista é permitida, desde que controlada.
Com início previsto para o último dia 20 de maio, a temporada de caça foi protelada devido a uma liminar conseguida por ambientalistas na Justiça Federal. No último dia 16, no entanto, o Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região, acatou recurso do Ibama, liberando a temporada. Na sexta-feira começará a caça de banhado, da marreca-piadeira, marreca-caneleira e marrecão. Conforme o Ibama, a caça da lebre e do perdigão não foram liberadas nesta temporada. (CP, 20/06)