Governo e empresas gaúchas lançam Programa de Educação Ambiental
2005-06-20
O governo do Rio Grande do Sul, em parceria com empresas privadas, lançou no sábado o Programa de Educação Ambiental Compartilhada. A ação consiste na realização de atividades de preservação ao meio ambiente na rede de ensino estadual. O ato de lançamento do programa foi na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e teve as presenças do vice-governador Antonio Hohlfeldt, do secretário estadual da Educação, José Fortunati, do presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Cláudio Dilda, entre outras autoridades.
Na primeira etapa, a iniciativa atingirá os 150 estabelecimentos que integram o projeto Escola Aberta para a Cidadania, do governo gaúcho, mas a tendência é estender a proposta para os demais estabelecimentos. Hohlfeldt salientou que o programa é importante por ser uma articulação de vários agentes tanto da área privada, quanto do governo e de empresas. - O fundamental é que isso se dará por meio da escola.
De acordo com o secretário Fortunati, é uma iniciativa diferenciada, pois possibilita que as comunidades reflitam sobre a questão e pensem projetos para serem executados pelo governo do Rio Grande do Sul. - Queremos que as comunidades de forma autônoma participem e ajudem na implementação de políticas públicas para o meio ambiente, apontou Fortunati.
Depois do lançamento do evento, ocorreu o segundo encontro para agentes prevencionistas em educação ambiental. Essas pessoas atuarão como voluntárias na execução do projeto e multiplicadoras das ações ambientais em suas respectivas comunidades, vinculando-se às 150 escolas do programa Escola Aberta. (CP, 20/06)